No dia 12 de dezembro, em sua sede, o Grupo de Resistência Asa Branca promoveu o lançamento de três livros: Saúde é um Direito Humano!; SUS e Prevenção das DST/HIV/Aids para Gays e outros HSH e Juventudes homossexuais e sexualidades: comportamentos e práticas. O lançamento é parte do encerramento das atividades de 2009 do Projeto Sagas e também das comemorações dos 20 anos do GRAB, que serão completados em março de 2009.
A obra “Juventudes homossexuais...” é a publicação da pesquisa que foi inserida no Projeto SAGAS, com o apoio da Fundação Schorer. Alguns participantes e colaboradores participaram inclusive da construção dessa pesquisa, como é o caso de Joaci Lima, ex-integrante da secretaria do Fórum do Movimento de Luta contra a AIDS no CE, colaborador do GRAB desde 2007. “Foi muito bom participar desse processo, ver a construção de tudo desde o início”. Vários jovens beneficiados nas atividades também estiveram presentes e participaram da cerimônia. Délson Souza, um dos monitores do Sagas, declarou que sentia orgulho da publicação da pesquisa. “A publicação desse livro é fruto de nosso trabalho. Espero que essa rede de idealizadores cresça cada vez mais”.
O Presidente do GRAB, Francisco Pedrosa, ofereceu a obra “Juventudes homossexuais...” aos jovens do Projeto Sagas e lembrou amigos e colaboradores do GRAB que já faleceram. “É impossível deixar de citar essas pessoas que participaram da construção desses 20 anos de luta e que estão presentes entre nós como história e energia.” Vários ativistas e militantes de movimentos sociais, em especial de luta contra as DSTs/HIV/Aids também estiveram presentes, como o representante do Instituto de Juventude Contemporânea, David Barros, que parabenizou o GRAB pelo lançamento dos livros e também por sua história. “Na luta contra a homofobia, o GRAB é nosso irmão”. -