sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Atenção! Segunda-feira é um dia muito importante: 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. E a galera do Sobre Nós: Diálogos e Sexualidades não vai ficar parada, cla-ro!
Durante o fim de semana (começando hoje), os meninos estarão nos points mais badalados da comunidade LGBTT aqui em Fortaleza, alertando as pessoas sobre a importância da prevenção.

Confira a programação e apareça! Além de curtir a festa, você ainda vai ficar super informado. Sem falar nos brindes, materiais educativos e preservativos que serão distribuídos! ;) A gente se vê lá! -


· 28 de novembro – sexta-feira
Local: Taverna do Javali (Avenida da Universidade, ao lado do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno - Benfica.).
Atividades: Panfletagem, distribuição de materiais educativos, preservativos e sorteio de brindes.
Horário: 23:00 às 1:00

· 29 de novembro – sábado
Local: Boate Donna Santa (Rua Dragão do Mar, 308 - Praia de Iracema).
Atividades: Panfletagem, distribuição de kits, camisetas e intervenções artísticas (dança, malabares, etc).
Horário: 23:00 às 1:00

· 30 de novembro – domingo
Local: Barraca de praia Cabumba (Av. Zezé Diogo, 3511 - Praia do Futuro)
Atividades: Tenda para distribuição de materiais educativos e orientação, DJ e intervenções artísticas (dança, malabares, etc).
Horário: 15:30 às 18:00

Local: Boate Divine (Rua General Sampaio, 1374 - Centro).
Atividades: Tenda para distribuição de materiais educativos e orientação, panfletagem, intervenções artísticas e uma apresentação de dança com jovens bailarinos independentes.
Horário: 20:30 às 22:30

Você sabe quando surgiu o Dia Mundial de Luta contra a AIDS?

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado em 1988, durante Encontro Mundial de ministros de Saúde, em Londres, com a participação de 140 países. O objetivo da data é mobilizar governos, sociedade civil, portadores do HIV e outros segmentos da população para uma reflexão sobre a epidemia. A data simboliza, também, a solidariedade entre as pessoas e a luta contra o estigma e a discriminação.
Fonte: Ministério da Saúde

O laço vermelho - - - é o símbolo na luta contra a doença. Você já deve ter reparado que as postagens daqui são assinadas com ele, não é? Então, se quiser aderir e colocar o lacinho em e-mails ou no msn, é super fácil: basta escrever o hífen (o tracinho da palavra “guarda-chuva”), selecionar e alterar para a fonte Webdings. Depois é só mudar a cor para vermelho. Super simples, né? -

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Jovens da Regional I discutem sexualidades e homossexualidades

No dia 13 de novembro, o GRAB realizou uma tarde de atividades na Regional I, área de Fortaleza identificada através de uma pesquisa realizada em 2007, com altos índices de uso/abuso de drogas, não uso do preservativo nas relações sexuais e significativa prática de homofobia. Essa oficina é a primeira de 6, que acontecerão durante os meses de novembro e dezembro.

Durante as atividades, os participantes conversaram sobre o tema “Sexualidades e homossexualidades”. Entre as discussões, os meninos refletiram enquanto jovem, cearense e morador da Regional I. A oficina foi facilitada pelo educador social Alexandre Joca, que incitou um debate acerca da realidade das pessoas envolvidas nas atividades do Projeto.

Os jovens se sentiram envolvidos e estimulados a continuar participando das oficinas nos próximos encontros. -

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Encontros Sagas: momentos de pura integração

Dizer-se jovem, multiplicador “possível”, gay ou bissexual. Afirmar-se como pessoa, como cidadão que tem direitos e tem deveres e que acima de tudo, pensa. Pensa sua independência e sua autonomia enquanto ser humano sociável e social.
Rubéns Lopes, participante do Projeto

Já foram realizados dois encontros do Sobre nós: Diálogos e sexualidades. O primeiro aconteceu no período de 3 a 9 de setembro, e teve como temas abordados juventudes, sexualidade, homossexualidades, corpo, identidade, prevenção, DST/HIV/Aids, soropositividade e relações sorodiscordantes, homofobia, preconceito, direitos humanos e a importância da formação de agentes jovens realizando prevenção (construção da rede de multiplicadores).

Também realizamos duas oficinas artísticas, onde os jovens se divertiram e puderam se expressar através da fotografia e da técnica de fanzines.

O segundo encontro foi realizado no período de 20 e 21 de outubro, numa casa própria para a realização de atividades em grupo, localizada no Mondumbim. Foram realizadas oficinas sobre sexualidade, relações de gênero, relações sorodiscordantes entre muitos outros temas. Além das discussões, os jovens puderam vivenciar momentos de lazer e oficinas lúdicas na piscina.

Durante todas as atividades, são trocadas experiências acerca das atividades de prevenção realizadas pelos próprios participantes. Eles utilizam o conteúdo abordado para informar as pessoas de suas comunidades, distribuem preservativos e depois trazem suas experiências para o grupo. -